O dia mundial do doador de sangue, foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
A data foi estabelecida para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente durante grandes eventos, feriados ou festividades onde a demanda por transfusão sanguínea pode aumentar em decorrência da elevação no número de acidentes. Doar sangue é um ato nobre e ajuda a salvar milhares de vidas. Todavia, além de fazer o bem, os doadores tem direito a uma série de benefícios em tarefas do dia a dia. Entretanto, esses benefícios são pouco conhecidos, inclusive pelos próprios doadores.
Todos os doadores de sangue têm direito à meia-entrada em estabelecimentos culturais, sendo necessário apenas apresentar a carteirinha de doador de sangue. Além disso, um artigo na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante que o funcionário que doar sangue e apresentar comprovante da ação tem direito a um dia de folga a cada doze meses. Segundo a lei Lei n° 219/09, os doadores também têm o direito de utilizar a fila preferencial em estabelecimentos como bancos e supermercados. Ademais, alguns concursos públicos possuem isenção (total ou parcial) de taxa para os doadores e chegam a utilizar isso como critério de desempate.
PESQUISAR NO BLOG