Verônica Andrade - Advocacia - Dia Nacional dos Aposentados – Sou aposentado e sofri golpe ao pegar Empréstimo

Fale com a gente

Blog

24 de Janeiro de 2020

Dia Nacional dos Aposentados – Sou aposentado e sofri golpe ao pegar Empréstimo

Compartilhar:

[[PNG-66-107-E]]
 
O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do Brasil. Como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o devedor não precisa nem se preocupar em separar o dinheiro todo mês para abater a dívida. Por isso mesmo, essa modalidade de crédito vem sendo frequentemente utilizada por estelionatários para ganhar dinheiro à custa de pessoas que, muitas vezes, nem sequer fizeram esse tipo de empréstimo. As vítimas costumam ser servidores públicos e beneficiários do INSS. 
 
De acordo com vários juristas e órgãos especializados em combate a fraudes, os golpes do empréstimo consignado podem contar com o auxílio de supostos correspondentes financeiros aliados a quadrilhas de estelionatários, servidores públicos que colaborem com o vazamento dos bancos de dados e até mesmo funcionários de bancos.
 
Ao se constatar qualquer anomalia, o primeiro passo é ir à polícia, fazer um registro de ocorrência e comparecer ao banco onde o empréstimo foi pedido. “Às vezes esse simples contato direto já resolve”, afirma José Serpa Jr., especialista em direito do consumidor e editor do site Endividado.com. “Se não resolver, cabe ação indenizatória por danos materiais e morais contra o banco e o intermediário, se houver”, conclui. O cidadão pode também comunicar ao SPC e à Serasa e formalizar uma reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor.
 
O INSS orienta ainda o beneficiário a formalizar denúncia ligando gratuitamente para a Central 135 ou por meio da internet. O segurado pode ainda, a qualquer momento, independentemente de ter ou não empréstimos consignados em seu nome, comparecer a uma agência da Previdência Social e solicitar o bloqueio do seu benefício para a realização de novos empréstimos. 
O desbloqueio também pode ser feito a qualquer tempo.

E, a qualquer momento, o advogado poderá ser contatado.