Verônica Andrade - Advocacia - Meu imóvel foi danificado por causa da chuva, e agora?

Blog

26 de Julho de 2019

Meu imóvel foi danificado por causa da chuva, e agora?

Compartilhar:

26-07-19-Imóvel-danificado-pela-chuvaArtboard-1.png


Nesta época do ano, é comum que o excesso de chuvas e ventos causem diversos danos. Porém, se isso acontecer com você, não precisa se preocupar! Se seu imóvel for financiado, está obrigatoriamente incluso no seu contrato o DFI (seguro contra danos físicos do imóvel), que pode cobrir ocorrências como vendaval, destelhamento, e inundação.


Este seguro custa em torno de 3% do valor da prestação, e cobre o valor necessário para manutenção dos prejuízos, nas hipóteses previstas em contrato. Ocorre que o citado seguro não cobre o prejuízo no caso do dano ter sido causado originalmente por falha da construtora (em imóveis adquiridos novos). Nesta hipótese, a responsável pela construção pode ser responsabilizada, se o dano no imóvel tiver sido causado por problemas estruturais ou de projeto e construção.


O consumidor possui até 5 (cinco) anos para requerer a reparação pelos danos, contados a partir do conhecimento deste, nos casos que coloquem em risco a solidez e segurança do imóvel. Se o vício, porém, for aparente, o prazo para reclamação é de 90 dias. Sendo oculto, o prazo é o mesmo, sendo este contado da descoberta do vício.
Exija seus direitos! Procure um advogado e tire suas dúvidas.